por Mona Galvão*
Uma sala de aula sobre nossas cabeças, todos os dias e sempre à disposição.
Observar estrelas, cometas e a lua sempre foi algo estimulante que permitiu a Humanidade descobrir muitas coisas. Conseguimos assim aprender a nos orientar no espaço e no tempo, realizar previsão meteorológica, compreender nossas origens.

E, além de tudo isso, observar o céu nos faz sentir sentir especiais e revitalizados por esse diálogo com o Universo. É o que acredita o geólogo e professor de Astronomia do Planetário de São Paulo, Paulo Gomes Varella.
O “Professor Paulo”, como é carinhosamente conhecido, há quase três décadas se dedica a transmitir à população o seu conhecimento científico sobre astros, planetas e movimentos no universo. Tudo isso de uma maneira bastante especial e simples, ou melhor, “palatável”, como ele mesmo diz.
Junto com sua esposa — a Física e professora de Astronomia Regina Atulim –, criou a Observatório Céu Austral, iniciativa que promove cursos e workshops para estreitar a relação de adultos e crianças com a astronomia e meteorologia.

Para o casal de professores, entender o Universo é buscar entendimento sobre nós mesmos. Segundo eles, podemos, assim, perceber que não somos pequenos, mas, parte de algo maior, e essa percepção gera um encantamento especial em nossa vida. “Neste exato momento, podemos ser o céu de alguém!”, ressalta professora Regina.
As relações e conexões entre Biologia, Física, Química e História também são abordadas nas aulas de forma empolgante e surpreendente. São oferecidas palestras e cursos para grupos de adultos e crianças.
Vale a pena descobrir esse Universo e se encantar o Céu Austral. Para saber mais sobre as atividades e programação da iniciativa, acesse o site www.ceuaustral.pro.br
(*) Mona Lisa Galvão é paisagista, jardineira, reikiana e estudante de Fitoenergética.
