por Mona Lisa Galvão*
Betânia já cantou sobre o mel das abelhas, e tantos outros já transformaram em poesia o zum-zum-zum desses insetos tão fundamentais para a vida de todos nós.
Anos atrás, um misterioso desaparecimento delas intrigou cientistas e apicultores e alimentou teorias diversas, inclusive algumas ligadas ao aquecimento global ou até u complô de seres extraterrestres.
Mas estudos científicos desvendou o mistério. O grande responsável pelo extermínio sistemático de abelhas em várias partes do mundo é o uso de certos pesticidas e fungicidas pela agricultura. Tais produtos contaminam o pólen coletado pelas abelhas e as envenenam e favorecendo a infecção por parasitas.
Um verdadeiro desastre global considerando a importância das abelhas para a humanidade. As pequeninas são responsáveis por algo em torno de 70% da polinização das plantas utilizadas na alimentação no mundo.
E o ser humano, apesar de tanto avanço tecnológico, ainda não conseguiu criar método eficiente e similar a polinização por insetos, como as abelhas que são também responsáveis pela manutenção do equilíbrio ecológico.
Então….. como preservar as abelhas?
No Paisagismo, a opção é usar plantas nativas do bioma onde o jardim será implantado e evitar o uso de pesticidas e fungicidas, substituindo o método de controle de pragas por outro controle mais natural. Algumas espécies de plantas comestíveis ou ornamentais são polinizadas por abelhas. Veja abaixo.
Ah, e é claro, sempre conscientizar seus clientes sobre a importância dos insetos polinizadores (entre eles, as abelhas) para a manutenção do jardim!
No Brasil, o grupo SOS Abelhas sem Ferrão realizam um trabalho heroico de conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância da proteção de nossas abelhas nativas. Um dos conceitos defendidos pelo grupo é fazer o manejo dos enxames somente quando extremamente necessário. Para saber mais sobre esse trabalho, acesse o site: www.sosabelhassemferrao.com.br
O organização internacional Greenpeace também tem uma campanha dedicada a proteger as abelhas, convocando as pessas a se tornarem protetores das abelhas. Para conhecer e aderir a campanha acesse: http://sos-bees.org/greenbees/.
Alimentícias polinizadas por abelhas
Flores polinizadas por abelhas
(*) Mona Lisa Galvão é paisagista, jardineira, reikiana e estudante de Fitoenergética.
