A busca por alimentos orgânicos, hortas coletivas ou domésticas e vasos com temperos e ervas, é um sinal claro do crescente anseio por um estilo de vida mais saudável e próximo à natureza.
E o velho desejo de colher fruta direto do “pé” está trazendo de volta as frutíferas ao paisagismo de jardins e varandas.
Mas o que fazer quando não há espaço para um pomar?
A solução é tão simples quanto antiga. As vinhas em percolados ou árvores de cítricos em grandes jarros e vasos fizeram parte do dia-a-dia de diversas civilizações.

Para a professora de paisagismo da Associação de Amigos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e do Senac-RJ, Flavia Nunes, falta de espaço não é empecilho para cultivo de frutíferas, que trazem beleza e, muitas vezes, uma memória afetiva do “quintal da avó”. No curso Frutíferas em Vaso, ela explica que, com os devidos cuidados (vide dicas abaixo), praticamente todas as frutas podem ser plantadas em vaso.
Flavia Nunes alerta a importância de se estudar as características da espécie, verificando aspectos como frutificação e tipos de insetos e animais polinizadores, para evitar frustrações
Além do benefício alimentício (dos frutos) e medicinal (de algumas folhas e sementes), o fator estético das frutíferas são o ponto forte na escolha. É o caso das jabuticabeiras, com seu belíssimo tronco coberto de frutas; da pitanga e carambola, com seus belos frutos; do maracujá e pitaia, que produzem lindíssimas flores.
Ainda pouco utilizados no paisagismo, o cacau, abacate, abacaxi, mamão podem trazer boas surpresas. Cítricos (laranja, limão e tangerina), pitanga, romã e carambola também são bem valorizados.
DICAS BÁSICAS PARA CULTIVAR FRUTÍFERAS EM VASOS:
- VASOS: podem ser de polietileno (mais leves), cerâmicos ou fibra de cimento, desde que tenham furo de drenagem. Quanto ao tamanho deve ser suficiente para acomodar confortavelmente as raízes da planta. Importante: os vasos cerâmicos ou cimento devem receber camada de impermeabilização interna.
- MONTAGEM: para garantir a boa drenagem, deve seguir a montagem: camada de cascalho, manta bidim, substrato e/ou terra de boa qualidade. Dica: ao redor da planta introduzir forração (de casca de árvore ou grama amendoim, por exemplo) para proteger das ações do vento e excesso de sol.
- ADUBAÇÃO: realizar uma boa e equilibrada adubação para estimular as raízes e frutificação. A adubação orgânica, apesar de ser mais lenta, trará mais benefícios às plantas.
- MANEJO: podas para retirar galhos secos e deformadas. O melhor período para a poda é após o período de frutificação.
